The Quarrymen
John Lennon estudava no Quarry Bank Grammar School, e ali em 1956 ele formou, com os colegas da escola, uma banda de música estilo skiffle. Era um estilo popular entre os jovens da época, que explorava sons de instrumentos improvisados (garrafas, panelas, taboas de lavar roupa, etc). Deram o nome de The Quarrymen, em homenagem a escola.
Em 6 de julho de 1957, num sábado, a banda foi convidada a tocar numa festa de igreja (numa “Garden Fete”, quermesse, um tipo de festa ao ar livre, destinada a arrecadar fundos para igreja, era bastante popular até a década de 70). Na época as festas eram mais “inocentes”, veja o anúncio da festa abaixo (original, pena que a foto desfocou), era servido limonada e sorvete, nada de cerveja ou chope ! A Igreja se chamava St. Pete Woolton Parish Church.
O programa indica que The Quarrymen tocaria duas vezes, as 16:15 e 17:45. Tocariam mais uma vez, à noite no baile do salão paroquial.
O dia era festivo no local, começando com uma procissão as 14:00, as 15:00 coroação da Rainha das Rosas, miss Sally Wright (provavelmente eleita na véspera), as 15:10 desfile de meninas com vestidos; as 16:15 The Quarrymen; 17:15 desfile de cães da Polícia; 17:45 The Quarrymen novamente. A festa continuava a noite, com baile no salão paroquial, ao lado da igreja. The Quarrymen tocaria de novo, como anuncia o cartaz abaixo :
Poster da Garden Fete, na época as baladas noturnas começavam as 20:00 !
Igreja St. Pete Woolton Parish Church – nesta igreja nasceu os Beatles !
The Quarrymen foi então até ao local da apresentação, na carroceria de um caminhão. Esta carroceria serviu de palco improvisado. Num golpe de sorte, um fotografo consegui registrar estes momentos, sem desconfiar que estava fotografando um momento histórico !
John Lennon no caminhão que levaria The Quarrymen até a igreja.
Caminhão seguindo para festa. Na frente outro caminhão, provavelmente carregando Miss Sally, Rainha das Rosas.
O convite
Distante dali, dois meninos conversavam. Um deles era Paul e outro seu amigo Ivan Vaughan. Estavam sem nada interessante a fazer. Ivan sugeriu que os dois fossem a festa da Igreja St. Pete. Disse que um amigo ia tocar lá (esse amigo se chamava John Lennon). Paul aceitou o convite.
John Lennon, de camisa xadrez, se apresentando na Garden Fete, em cima do caminhão estacionado no pátio da igreja.
Terminada a apresentação, Paul comentou ao seu amigo Ivan que gostaria de tocar com os Quarrymen, mesmo não sendo aluno do colégio. Ivan disse que eles iam ensaiar no salão paroquial da igreja, antes do baile das 20:00, e que poderia apresentar Paul ao grupo.
Ivan Vaugham (de colete) apresenta Paul McCartney a John Lennon no salão paroquial da igreja; 06/07/1957. Gravura de autor desconhecido.
Salão Paroquial, hoje. Seta verde indicando a placa abaixo.
Placa fixada na frente do salão.
O salão, hoje.
The Quarrymen, já com McCartney, que ainda não baixista.
Instrumentos da banda, no Museu Beatles Story
Eleanor Rigby
Lennon e McCartney comporam “Eleanor Rigby”, uma canção que fala sobre pessoas solitárias. Depois que o grupo se dissolveu, as relações entre a dupla não foram das melhores, e tanto Lennon quanto McCartney se dizem autores exclusivos da música, afirmando que o outro lado teria contribuido “com meio versinho”. McCartney jura que compôs a música sozinho. Quem foi Eleanor ? Existe na igreja St. Peter Woolton Parish um mini-cemitério, ali se encontra o túmulo de Eleanor Rigby. Segundo o guia, Lennon e McCartne antes da fama, costumavam se encontrar neste cemitério para tocar violão e viram a lápide deste túmulo. Quando compuseram a música, precisavam de um nome e escolheram o do túmulo, simplesmente por que “soava bem” na composição.
Túmulo de Eleanor Rigby, falecida em 1939. Na verdade, ela não era tão solitária : teve marido, filhos, netos.
A prefeitura de Liverpool, cidade que fatura muito com turismo-beatle, providenciou esta estátua em homenagem a Eleanor Rigby e “all the lonely people”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário