Stu Stucliffe
Seria tremenda injustiça falar dos Beatles sem mencionar Stuart Fergusson Victor Stucliffe, o Stu Stucliffe. Nascido em Edimburgo, 1940; faleceu em Hamburgo, Alemanha, em 10 de abril de 1962. Foi baixista do The Beatles, de maio de 1960 ate julho de 1961, por pouco mais de um ano.
Amigo de John Lennon, estudavam juntos na escola de arte Liverpool College of Art. Stucliffe era interessado em pintura. Certa vez vendeu um quadro por 60 libras. Era um bom dinheiro na época e Stu planejava usar o dinheiro para comprar material de pintura. Mas Paul e Lennon convenceram Stucliffe a comprar um baixo eletrico com este dinheiro.
Lennon convidou o amigo para ensaiar na banda, mas havia um “pequeno” problema: Stu não sabia tocar baixo eletrico. Por isso, foi um baixista limitado, mas com justiça; não conhecia o instrumento recem-comprado. Porem Stucliffe tinha boa formação musical, tinha sido cantor de coral, estudou piano na infância, tocava corneta em uma banda de metais, e sabia alguns acordes de guitarra.
Stu e McCartney
Stu e Harrison
Com o convite de Lennon, Stu viu-se obrigado a aprender a tocar o baixo eletrico em regime de urgencia, e muitas vezes subia ao palco sem saber direito algumas músicas.
Stu fez parte do grupo em toda a temporada em Hamburgo. Ao deixar The Beatles, emprestou o baixo eletrico a Paul McCartney. Mas pediu para Paul não inverter as cordas. Por isso, Paul, que era canhoto, teve que tocar o baixo eletrico com as cordas invertidas, até comprar intrumento próprio.
Stuart Stucliffe (Stu)
Tendo ganhado uma bolsa para estudar na Hamburg College of Art em julho de 1961, decidiu abandonar os Beatles e voltar a estudar pintura. The Beatles, ao encerrarem a temporada em Hamburgo voltaram para Inglaterra, mas Stu permanaceu em Hamburgo, onde tinha conhecido Astrid Kirchherr, uma fotógrafa profissional, de quem ficou noivo. Foi morar com ela e voltou aos estudos.
Stu e Astrid Kirchher
A morte de Stu
Em janeiro de 1961, Stu e Lennon se envolveram com uma briga com clientes que frequentavam um clube durante um show na Escócia. Stu levou um empurrão nesta briga, e bateu a cabeça com violência numa parede. Algum tempo depois, já não fazendo mais parte do grupo, passou a sentir fortes dores de cabeça. No inicio de abril de 1962, mais de um ano depois daquela briga, ele desmaiou durante uma aula de Artes. Foi levado aos médicos, que não conseguiram descobrir a causa do desmaio. Porem os médicos aconselharam Stu a retornar a Inglaterra, a fim de procurar hospitais com melhores condições de diagnosticar as dores. Stu preferiu não acreditar na gravidade do caso e ignorou o conselho. Em 10 de abril de 1962 sofreu novo desmaio, na casa dos Kirchher, foi socorrido por uma ambulancia, mas faleceu antes de chegar ao hospital.
A causa foi aneurisma (derrame cerebral), certamente devido a pancada que levou na Escócia.
A arte de Stucliffe
Stucliffe era um artista plástico de muito talento, dedicado a pintura abstrata. Era um dos alunos mais brilhantes da escola. Nos primeiros anos de colégio, trabalhou como coletor de lixo (lixeiro de caminhão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário